Potência do carvão vegetal: como aproveitar todas as riquezas deste produto?  – Maggieco Fornos
× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Ou ligue para
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail
(19) 97107-3966

O Brasil é líder mundial na produção e consumo do carvão vegetal. Só para se ter ideia, em 2015, a produção brasileira chegou a representar 12% do total global. No entanto, ocupar essa posição de destaque não significa que aproveitamos todo o potencial da produção carvoeira, em especial dos subprodutos gerados nesse processo. 

Quando se trata de desenvolvimento sustentável, o aproveitamento integral da matéria-prima é um conceito primário. Além de valorizar todas as possibilidades e oportunidades que a natureza nos oferece, essa prática pode gerar novos empregos, renda, mercados e soluções inovadoras. 

O extrato pirolenhoso, um dos produtos que podem ser extraídos na condensação da fumaça na produção do carvão é um exemplo disso. Aqui no Brasil, a substância ainda é pouco conhecida, apesar de oferecer inúmeros benefícios ao meio ambiente. Por ser obtido da fumaça condensada do processo de carbonização da madeira, o extrato pirolenhoso reduz em até 80% a emissão de gases poluentes e causadores do efeito estufa no processo carvoeiro. 

Somado ao benefício ambiental, o composto é versátil e pode ser aplicado em diferentes contextos na silvicultura e agropecuária, indo do plantio de pasto para alimentação de animais até o cultivo de grãos, frutas, legumes e flores, por exemplo. 

Ao lado do Brasil, Japão, Indonésia, Malásia e Chile são outros países que também produzem esse composto rico em micronutrientes, garantindo que a produção de carvão seja mais sustentável e com alto aproveitamento.

Outra possibilidade de maximizar o aproveitamento do processo produtivo de carvão é a utilização de resíduos de madeira de supressão vegetal. Muitos proprietários de empreendimentos madeireiros não promovem a destinação desses materiais e fazem a queima, gerando compostos poluentes e possibilitando queimadas na propriedade. Mas a utilização desse composto como fonte energética em fornos permite a geração do pirolenhoso e também de carvão vegetal e alcatrão vegetal, gerando renda e protegendo o meio ambiente.

Tudo isso comprova que é possível aliar sustentabilidade com alta rentabilidade, com produtos de eficiência comprovada, qualidade controlada e completamente compatível com as normas e regulamentações atuais. Atenção ao meio ambiente também é um caminho para impulsionar a produtividade. 

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pt_BRPortuguese